Cópia de Juliano Curvo (colorida).jpeg

Oficina de Documentário
com Juliana Curvo

Sobre a ministrante: 

Juliana Curvo é diretora, roteirista, pesquisadora e professora. Dirigiu e roteirizou o documentário “Luciene”, selecionado em diversos festivais e vencedor do último Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

 

Sobre a Oficina: 

A Oficina realizará análises de filmes documentários, bem como do processo de criação das obras. Objetiva-se que os participantes desenvolvam a habilidade de criação de argumentos para a narrativa documental.

______________________________________________________

13, 14, 17 e 18 de outubro de 2022 - 14h às 18h

*sábado, 15 de outubro - 8h às 12h

Sala Névio Lotufo, Cineclube Coxiponés

Sobre o ministrante: 

Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso, Membra do Grupo de Pesquisa RG Dickie e do Grupo de Pesquisa MID, Mídias Interativas Digitais. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-SP, atua como produtora, roteirista, curadora e diretora audiovisual na Cumbaru Produções Artísticas desde 2005. Diretora e Curadora do Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres”. Foi vice-presidente da ABD-SP, Diretora de Comunicação e Convênio da ABD Nacional, Conselheira Fiscal do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e Conselheira da MTCine. É mãe do Gabriel e do Francisco.

 

Sobre a Oficina: 

A oficina objetiva capacitar produtores/as culturais que tenham interesse em produzir eventos cinematográficos de pequeno e médio porte. Oferecer formas criativas e alternativas de produzir mostras e festivais de cinema, visando ampliar o público espectador do cinema brasileiro, e também de outros países. Serão abordados aspectos práticos e conceituais da organização de Mostra e Festivais, como Histórico de Festivais de Cinema no Brasil; Perfil de Profissionais, Diferentes Formas de se montar uma equipe, e os papéis fundamentais e primordiais para a produção de um Festival; Captação de Recursos: Formas Tradicionais e Alternativas Criativas; Divulgação do Evento e Formação de Redes Colaborativas; Festivais temáticos: Estudo de Caso - a Produção do Tudo Sobre Mulheres - Festival de Cinema Feminino; O desafio da Continuidade: como manter um festival vivo ao longo dos anos.

______________________________________________________

04, 05, 07 e 08 de novembro 2022 - 14h às 18h

*sábado, 05 de novembro, de 9h às 12h

Sala Névio Lotufo, Cineclube Coxiponés

Foto Dani.jpg

Oficina Produção de Mostras e Festivais de Cinema: Modos de Fazer com Danielle Bertolini
com Danielle Bertolini

Raphael Henrique

Oficina de Direção de Arte
com Raphael Henrique

Sobre o ministrante: 

Raphael Henrique, natural de Cuiabá, é formado pela UFMT em Arquitetura e Urbanismo e atua como Cenógrafo e Diretor de Arte para Cinema, tendo em seu currículo sete curtas-metragens, um longa-metragem e uma série. Recebeu pelo seu trabalho de estréia em "O Menino e o Ovo" dois prêmios de Melhor Direção de Arte em Curta-metragem Nacional. Atualmente trabalha em seu segundo longa-metragem.

 

Sobre a Oficina: 

A oficina tem como objetivo desenvolver o olhar da Direção de arte sob o processo de concepção de uma narrativa visual, através de uma abordagem introdutória percorrendo os caminhos que permeiam um projeto de Direção de Arte de um produto audiovisual para Cinema, Tv ou Publicidade, desde a conceituação, apresentação das ideias, às fases mais práticas de construção cenográfica.

 

______________________________________________________

24 a 28 de outubro de 2022

14h às 18h - Sala Névio Lotufo, Cineclube Coxiponés

Oficina Letramento Audiovisual e Cinematográfico:

reflexão e práticas para sala de aula

com Ana Graciela da Fonseca Voltolini

Sobre a ministrante: 

Ana Graciela da Fonseca Voltolini tem experiência em elaboração de projetos para Editais e Leis de Incentivo à Cultura, atualmente com ênfase em trabalhos e consultoria para o setor educativo de  instituições culturais. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá- UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso-IFMT, e nos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade de Cuiabá (Unic).

 

Sobre a Oficina: 

O objetivo é realizar uma oficina na interface comunicação e educação, tendo como referência o cinema e o audiovisual, com vistas a fomentar o uso do cinema em sala de aula, em práticas didático-pedagógicas. A oficina tem como base o conceito de

multiletramentos, entre estes, o cinematográfico e audiovisual, e as habilidades e competências preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta consiste em uma abordagem ativa do conteúdo, em um processo híbrido, mesclando as modalidades on-line e presencial.

 

_______________________________________

01/12 (quinta): 14h às 18h
03/12 (sábado): pela manhã - encontro remoto
06/12 (terça): 8h a 12h 
07/12 (quarta): 8h a 12h 

Sala Névio Lotufo, Cineclube Coxiponés

foto_Ana.jpeg
Túlio Paniago - Foto-Fred Gustavos (1).png

Oficina dos fundamentos teóricos à escrita de roteiros de ficção
com Túlio Paniago

Sobre o ministrante: 

Túlio Paniago, responsável por ministrar a oficina, é professor de dramaturgia no curso de Tecnologia em Teatro ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFMT, 2015); Tecnólogo em Teatro com ênfase em Dramaturgia (UNEMAT, 2020); e possui Formação Livre em Roteiro pela Academia Internacional de Cinema (AIC-SP, 2018). Assina roteiro e direção do curta-metragem ficcional “Fraternal” (2021) e do documentário “Caximir”. Também é autor do livro “Distopoesia pós-apocalírica”.

 

Sobre a Oficina: 

A Oficina “Dos fundamentos teóricos à escrita de roteiros de ficção” tem duração de 20 horas, distribuídas em quatro encontros. O conteúdo é dividido entre exposição de preceitos teóricos, leitura de trechos de roteiros / exibição de trechos de filmes e exercícios práticos. A proposta é que cada participante consiga concluir um roteiro de curta-metragem ao fim da oficina. A formação atende tanto a iniciantes como profissionais do audiovisual que queiram se aprofundar em relação à escrita de roteiro

 

______________________________________

6, 7, 14, 15 e 16 de dezembro - 14h às 18h

Sala Névio Lotufo, Cineclube Coxiponés